Dark Glass

Observe mais de perto.

Em uma disciplina da minha faculdade, tinha uma mocinha encantadora como monitora. Saindo da aula, um grupo de meninas da turma comentava sobre o quanto ela era bonita e charmosa, e eu reparei que muitos outros alunos achavam o mesmo. Ainda assim, acabou o semestre e ela não recebeu um só elogio.
Fiquei pensando sobre isso, sobre como estamos mais abertos a dizer coisas ruins do que boas. Sempre guardamos os elogios unicamente para as pessoas mais próximas da gente. Reclamamos do pedido que veio errado, do café amargo, mas não elogiamos o excelente atendimento. Pensei: "se ela merecia um elogio, por que mantê-lo em segredo? Só porque ela não era minha melhor amiga?"

A partir daí comecei a elogiar quem, ao meu ver, merecia um elogio, independente de quem fosse essa pessoa. Incrível como sorrisos começam a se abrir com palavras tão simples: "como você tá bonita com esse vestido!", "que abraço bom!", "adorei seu sapato", "seu trabalho ficou incrível"...

Nessa semana, a atendente de uma loja veio falar comigo com uma má vontade gritante e um cabelo maravilhosamente bem cuidado. Ela me olhou dos pés a cabeça indiscretamente, me atendeu com frases curtas e objetivas e ignorou completamente o meu bom humor. No momento em que eu elogiei o cabelo dela, a expressão apática se transformou instantaneamente em fofurismo. As frases se estenderam em uma conversa que me fez decidir mais facilmente que produto eu deveria levar.

Minha intenção não era melhorar o atendimento dela, apenas fazer o elogio que achei que ela merecia. Além disso, ela não chegou a me tratar mal, e eu já ouvi falar várias vezes que atendentes de shopping trabalham em situações péssimas. Talvez ela estivesse em um dia ruim, e não é fácil ser simpática o dia inteiro nesses dias, não é?

Elogios são bem vindos em dias bons ou ruins, para os seus amigos e para alguém que você encontrou ocasionalmente. Um simples comentário positivo pode transformar o dia das pessoas, e até torná-las mais gentis com as outras. Gentileza gera gentileza, definitivamente!

1 comentários:

Verdade! É doloroso demais assumir a culpa/responsabilidade pela própria vida, mas ao mesmo tempo é libertador. Acho que talvez seja um dos maiores sinais de maturidade. Lembro que todas as vezes em que desabafei com você, a conversa era guiada nesse sentido, para a forma como eu encarava as coisas. E, no final das contas, era bem isso mesmo. :)

About this blog

Olhe através dos vidros negros ..

Followers