Dark Glass

Observe mais de perto.

Uma das coisas consagradas pelo nosso querido e superficial senso comum é de que as meninas são, por natureza, mais organizadas e limpinhas. Como mulher, gostaria de lhes avisar que não nascemos com nenhum gene, hormônio ou qualquer elemento da nossa composição corporal que nos torne mais organizadas, perfumadas e comportadas. Na verdade, isso é dado como exemplo a ser seguido por nós logo que vamos crescendo e ficando "mocinhas" (ou até antes disso, quando nosso presente de Natal é uma pequena tábua de passar roupa, enquanto nosso irmãozinho ganha um robô que fala e voa). Portanto, gostaria de deixar claro que não somos naturalmente organizadas, espera-se que sejamos assim.

Logo, ainda que a maioria das mulheres que você conhece sejam mais organizadas e se importem mais com a limpeza da casa, compreendam que isso foi condicionado a elas como mulheres e foi inevitavelmente absorvido ao longo do tempo, muito antes das nossas bisavós Amélias. A organização feminina vem de anos de imposição cultural do que é o "dever da mulher". 
Então, você acha justo esperar que somente as mulheres sejam organizadas e que os homem não sejam por conta da "natureza deles"? 

Assim como fomos ensinadas a deixar tudo sempre limpinho e organizado, os homens também podem aderir a isso se lhes for ensinado e se eles perceberem isso, desde crianças, como um dever que é igualmente esperado deles.

Felizmente, tem reduzido o número de homens que deixam de aprender a cozinhar, limpar o chão e organizar a casa a espera de uma esposa que faça tudo isso pra ele. Mas a presença da mulher na cozinha, lavanderia, despensa e no quartinho do bebê continua muito forte e tido como uma característica natural da mulher.

Nem eu, nem minhas amigas, minha mãe, minhas tias ou minha avó gostamos de manter tudo sempre limpinho e organizado, assim como ninguém gosta de levar 5h da manhã para trabalhar (mas tem que ser feito, não é mesmo?). Mas sentimos isso como um dever só nosso como mulheres, mesmo que tenhamos autonomia e trabalhemos fora. Isso só é esperado de nós como as segundas mães dos nossos próprios maridos. 

Aposto que os maridos gostam tanto quanto nós de uma comida gostosa, lençóis perfumados e um chão onde se possa pisar de pés descalços. Pena que nenhuma dessas coisas se façam sozinhas. Os homens, ainda hoje, podem ficar aliviados, porque se os móveis estiverem cobertos de pó, culparão logo a mulher da casa. Afinal, [SARCASMO] como uma mulher não teve esse cuidado de zelar pela casa? O homem tudo bem, não é da natureza dele, os homens são assim mesmo! Mas a mulher? Que absurdo! [/SARCASMO] 

Lá vai minha dica de amiga, para mulheres e homens, pelo bem da harmonia de uma casa arrumada e feliz: embora a maioria das mulheres que você conhece sejam mais organizadas e "prendadas", não atribua essas características como inatas às mulheres. Quando você faz isso, você as generaliza e passa a diante (na sua casa, para a sociedade e para os seus filhos) a ideia de que as atribuições da casa são pertencentes ao universo feminino, tirando das costas do homem que, como qualquer um, também suja e também se sente bem em uma casa limpa e organizada, todo o sentimento de dever para com os afazeres domésticos. 

Ainda que você não diga, com todas as letras, que as atividades do lar sejam uma obrigação somente da mulher, inconscientemente você afirma isso ao esperar que uma mulher seja necessariamente prendada. Que se é mulher, ela provavelmente saberá cozinhar, lavar, passar, costurar e segurar o filho no colo. É com essa ideia, que aos poucos os deveres da casa vão sendo deixados pra quem sabe "fazer melhor", ou seja, para a mulher. Novamente teremos na sua casa, o mesmo modelo aplicado nos lares dos nossos ancestrais mais antigos e atuais.

Dentro da frase "hoje ajudei minha mulher nas tarefas de casa", está inclusa a ideia de que ele a ajudou em algo que era dever dela, percebeu? Então, desestufe o seu peito de orgulho e lave a louça, suas cuecas, faça a cama e mantenha sua mesa organizada. Como dizem, "não fez mais que a sua obrigação".

0 comentários:

About this blog

Olhe através dos vidros negros ..

Followers