Dark Glass

Observe mais de perto.

Existem diversos lados de uma mesma pessoa. Existe aquilo que mostramos ser e aquilo que não mostramos. Um lado nosso que conhecemos e outro que vamos descobrindo ao longo da vida. Existe alguém que somos só de vez em quando e alguém que somos na maioria das vezes. Aquilo que não mostramos quando não estamos confortáveis e o que mostramos quando nos sentimos confiantes a sermos nós mesmos.

Nossa identidade é múltipla, complexa e, muitas vezes, contraditória.
Uma mesma pessoa pode ser definida com os mais diversos adjetivos por diferentes pessoas. Somos interpretados segundo pontos de vista divergentes e em distintos contextos. O seu melhor amigo, por exemplo, pode ser considerado como desprezível por outro alguém.

O mais importante a refletirmos sobre isso é o quanto pode ser interessante começarmos a estar mais abertos a "reler" as pessoas, dar a elas uma nova chance de se mostrarem e a você, uma nova oportunidade de ganhar um amigo ou, no mínimo, viver alguns momentos agradáveis.

Quantas vezes você sentiu que foi mal interpretado e quis ter uma nova chance para mostrar que aquele não é você? Quantas vezes você se sentiu julgado precipitadamente? Quantas vezes você desejou voltar àquele momento para concertar algo que você disse ou fez e que te afastou de algumas pessoas?

Então, por que não permitir que outras pessoas mostrem a você um outro lado que você não conhecia? Por que não permitir que elas mostrem que talvez a sua ideia sobre elas pode estar errada?

Abra um espacinho pra que essas pessoas cheguem e deixe que elas imprimam novas impressões sobre elas mesmas. Você pode apenas concluir que, de fato, a companhia delas não lhe faz bem ou se surpreender descobrindo um novo lado daquelas pessoas.

Esse pode ser um bom exercício para reduzir seus julgamentos e preconceitos, ampliar seu ponto de vista para interpretar as pessoas e para te tornar uma pessoa mais receptiva e tolerante.

Acho que todos saem ganhando. Então, tente. ;)

p.s.: Não recomendo este exercício com ex-namoradxs, viu?

0 comentários:

About this blog

Olhe através dos vidros negros ..

Followers