Dark Glass

Observe mais de perto.

Quando perguntam: "Você pretende ser mãe?". E ela responde: "Claro!". Eu me pergunto..."Como assim 'claro!'? Isso não era pra ser uma opção?". Mas o que ela diz é perfeitamente justificável.
Logo que pequenas, um bebê de plástico é colocado nos nossos braços, afinal, toda menina gosta de brincar de ser mamãe.

Não ter filhos nunca foi uma opção pra nenhuma garota. Nós TEMOS que ter filhos pra suprir as expectativas de OUTRAS pessoas sobre o que é certo como a "ordem natural da vida". 
Felizmente, desde que saímos das cavernas e deixamos de plantar e caçar nossa própria comida, muitas mudanças ocorreram na vida humana. 

Métodos anticoncepcionais foram inventados e famílias se formaram com um melhor planejamento, diminuindo consideravelmente o número de filhos e melhorando a qualidade de vida deles e de seus pais. E sim! Desde este momento, já haviam aqueles que eram contra, porque mais uma vez, estávamos influindo no ciclo natural da vida. Mas o fato é que estas famílias se tornaram mais felizes assim, pois elas poderiam, elas mesmas, decidirem e terem um maior controle sobre o número de pequenos com os quais elas poderiam arcar, ao invés de deixarem que a natureza simplesmente seguisse seu curso com inúmeras gravidezes consecutivas.

Deste modo, o que temos atualmente são famílias cada vez menores, o que não é a toa. Com um número menor de filhos, os pais puderam dar mais atenção a cada um deles, e até conseguem ter mais tempo para eles próprios. Essa foi uma decisão que partiu deles, porque somente eles poderiam dizer o que era melhor a ser feito, tendo em vista que são eles que irão arcar com as responsabilidades de ter mais um membro na família. 

Hoje em dia, a probabilidade de que meu leitor discorde comigo nesse ponto é bem pequena, mesmo que alguns ainda achem que impedir uma gravidez é um ato egoísta que impede o surgimento de uma vida e que vai contra as leis da natureza, pensamentos vindos de quem estabelece o seu pensamento como verdade absoluta.

Ainda assim, não nos desligamos de outra verdade "inquestionável". A de que TEMOS que ter filhos, TEMOS que ser felizes com isso, e que uma mulher só será completa e realizada cumprindo seu papel na Terra e dando sentido a sua própria vida, uma vez que for mãe. Ou seja, ainda que existam tantas pessoas diferentes na face da Terra, TODAS, SEM EXCESSÃO, em especial as mulheres, só poderão chegar ao ápice da felicidade quando tiverem um filho (de preferência mais de um). Para as mulheres, ser mãe não é um opção, uma vontade. Uma mulher que não quer ser mãe é um monstro que só pensa em si mesmo, alguém que nunca será plenamente feliz, uma fracassada porque conquistou tantas coisas, mas não o mais importante. Ela não teve a capacidade de dar um único filho para o seu marido.

Para uma mãe, que se sentiu maravilhada ao ver aquelas mãozinhas se fechando no seu dedo na maternidade, pode ser difícil compreender como alguém poderia não querer viver aquilo. Mas é de extrema importância que a gente entenda, de uma vez por todas, que aquilo que nos faz feliz pode não fazer outras pessoas felizes! Só assim, nós poderemos aceitar e respeitar as pessoas que são diferentes de nós, bem como não julgar como certas ou erradas as escolhas que elas fazem sobre suas PRÓPRIAS vidas. Entendendo isso, podemos parar de sair cuspindo nas caras alheias nossas opiniões, dicas e conselhos, que não foram solicitados, referentes às nossas próprias expectativas sobre o que elas deveriam fazer para serem felizes. 

Não importa se essa pessoa é sua amiga, sua filha, sua nora, sua irmã, sua cunhada, sua tia. Cada um tem sua própria forma de ser feliz, e nenhuma delas tem a obrigação de suprir suas expectativas sobre ela. Deixe-a sentir a maternidade como uma opção e não como uma vontade instintiva que toda mulher tem, porque isso não é verdade! Nem toda mulher é ou será feliz como mãe, e nenhum filho deve ter uma mãe infeliz que não possa dar a ele o amor que ele merece. Não ter filhos quando não se quer ter filhos, não é egoísmo. É uma escolha que toda mulher tem o DIREITO de ter! Egoísmo é achar que uma mulher deve ter um filho só porque VOCÊ acredita que esse é o papel dela.

"Mas isso é porque você ainda não teve filhos". NÃO! Acredite, que uma pessoa, principalmente uma mulher, não diz "não quero ter filhos" assim de repente. A grande maioria das pessoas que fazem parte de uma minoria, tenta se encaixar na maioria primeiramente, porque ser diferente não é fácil. Uma menina que não brinca de boneca já pode se sentir estranha. Uma moça que não sente nenhuma forte emoção ao pegar um bebê no colo sente a necessidade de fingir um sorriso largo, porque ela sabe que é assim que ela, como mulher, "deveria" agir. Raramente alguém entrega um bebê no colo de um homem, a não ser que ele seja o pai, porque "eles não levam jeito", e é completamente aceitável que eles não se sintam confortáveis e entusiasmados com aquelas pessoinhas. Mas a mulher, pelo seu instinto materno, que já vem com ela, saberá exatamente o que fazer e como agir. Logo, quando uma mulher não sente esse instinto dentro dela, não imagine que ela ficará bem com isso. Provavelmente, ela fará de tudo pra encontrá-lo. O "Não quero ter filhos" vem quando ela finalmente se aceita e quem dera ela não precisasse se aceitar simplesmente por ser o que é, e por não poder suprir a expectativa que outras pessoas colocaram sobre ela e ainda serão projetadas sobre ela a cada oportunidade: "E os filhos? Quando eles vem?".

Você tem o direito de acreditar que os filhos são as melhores coisas que já aconteceram na sua vida. Ninguém duvida disso. Mas deixe que outras pessoas escolham o que é melhor pra elas. Entenda que somente elas saberão o que as faz feliz e que os filhos podem não fazer parte da vida que elas querem. Não fique impondo a sua opinião como verdade, guarde seus comentários lááá no fundo da gaveta.  Não "invada" o corpo de uma mulher, dizendo que ali deve crescer um bebê. Não ter filhos não é um erro, é uma escolha que você deve respeitar.

0 comentários:

About this blog

Olhe através dos vidros negros ..

Followers